Minha Conta

Finalizar Pedido

Blog

O QUE DEVO OBSERVAR AO COMPRAR LED PARA ILUMINAÇÂO RESIDÊNCIAL

abril 17, 2021

Você provavelmente já sabe que a iluminação led para residência é o tipo que mais traz economia na conta de luz. Tem vida útil mais longa do que as concorrentes incandescentes e fluorescentes, é sustentável, pois não emite gases poluentes, e pode ser reciclada.

 

No entanto, ao sair para comprá-las, vai se deparar com vários tipos e modelos diferentes, o que pode gerar confusão na hora de escolher. Pensando nisso, preparamos este guia para ajudar você!

Confira neste post tudo o que precisa observar para definir qual a melhor lâmpada de LED residencial e dicas de como usar luz indireta, de destaque, em áreas internas e externas, entre outras.

 

COMPATIBILIDADE DE VOLTAGEM

Em algumas regiões do Brasil, a voltagem da rede elétrica é 127V e em outras, 220V. Há lâmpadas de LED bivolt, que se adaptam às duas voltagens. De qualquer forma, verifique essa informação na embalagem do produto antes da aquisição.

 

CAPACIDADE LUMINOSA

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.

Conhecer a equivalência de capacidade luminosa de uma lâmpada é importante para que você possa ter o efeito desejado quando usá-la em casa. Não compre uma lâmpada muito brilhante se for combiná-la com outras no mesmo lustre, por exemplo.

As lâmpadas de LED de 5 Watts são recomendadas para aplicações de baixa luminosidade, pois equivalem às incandescentes de 50 Watts. Você pode usar em pequenas luminárias, abajures e arandelas.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.500 lúmens e são ótimas para espaços maiores, como galpões.

 

TEMPERATURA DA COR

A luz de uma lâmpada pode ser quente, fria ou neutra, e cada lâmpada de LED para residência tem um tipo de aplicação. Para saber a temperatura de cor de uma lâmpada, basta procurar, na embalagem, por um número medido em graus Kelvin (K):

  • de 2.700K a 3.300K: luz quente;
  • de 4.000K a 5.000K: luz neutra;
  • de 5.300K a 6.500K: luz fria.

Lâmpadas quentes, aquelas mais amareladas, são indicadas para locais de descanso, como quartos, pois não inibem tanto a produção do hormônio do sono quanto as brancas. Para cozinhas, é melhor optar pela luz fria, que emite uma luz branca intensa, quase azulada. A luz neutra, que não tende para nenhuma cor, é boa para tudo, especialmente locais de leitura.

Um cuidado adicional a ser tomado é não misturar diferentes tipos de luz no mesmo circuito. Se você tem, por exemplo, quatro lâmpadas na sua sala, mantenha todas com a mesma temperatura de cor, pois o resultado estético de diferentes cores de luz no mesmo ambiente não é muito agradável.

 

MODELO

As lâmpadas de LED em formato de bulbo, que são usadas em residências, seguem exatamente o mesmo padrão de tamanho e conexão das lâmpadas incandescentes tradicionais, portanto não há grandes preocupações na hora de realizar a compra.

O tamanho do bulbo é o mesmo (A60) e o modelo do soquete (rosca) também não varia (E27). Para instalar, basta desrosquear a lâmpada velha, rosquear a nova lâmpada de LED e pronto.

Lâmpadas especiais, como as dicroicas, PAR20 ou as lâmpadas para lustres, têm soquetes e dimensões diferentes, mas aí as aplicações são mais específicas. Há também as lâmpadas minidicroicas, tubulares e em formato de vela. Cada uma delas serve para uma finalidade, por isso, tenha em mente onde serão colocadas antes de comprá-las.

DIMERIZAÇÃO

Se você deseja dimerizar a lâmpada, ou seja, regular sua luminosidade, é preciso procurar essa informação na caixa do produto antes de comprá-lo. Uma boa parte das lâmpadas de LED não é compatível com dimerização e tentar fazê-lo pode acabar por queimá-las.

 

EFEITOS NA DECORAÇÃO

Agora que você já conhece as questões técnicas envolvendo lâmpadas de LED, que tal entender como usá-las na decoração? Você pode criar efeitos surpreendentes com essa tecnologia. Veja alguns deles:

 

ILUMINAÇÃO EXTERNA

Refletores LED são perfeitos para iluminação externa. Eles servem tanto para reforçar a segurança, pois iluminam bem sem produzir reflexos nem ofuscamento, quanto para decorar um jardim.

São ideais para garagens, fachadas e para destacar árvores e plantas em um projeto paisagístico, mesmo as mais altas e à distância. Nesse caso, o LED colorido dispensa filtros e dá um toque especial.

Outra boa ideia é embutir spots balizadores no chão, criando um caminho iluminado para guiar as pessoas pelo jardim. Esse tipo de luz pode ser usado até mesmo ao redor da piscina.

E se você quer dar um efeito de luz e cor no interior da piscina, opte por refletores pequenos, que não fiquem salientes, com um controlador com controle remoto. Mas atenção, a instalação dentro da piscina deve ser feita por um profissional com uma caixa de passagem vedada para evitar contato da instalação elétrica com a água. Além disso, o ideal é que os refletores tenham IP65.

 

ILUMINAÇÃO INTERNA

No caso da iluminação interna, os painéis de led são importantes, e uma boa ideia é usar a luz para criar cenários e separar ambientes. Atente, porém, às temperaturas da cor, pois não é aconselhável misturá-las em um mesmo espaço.

Use a luz difusa em abajures, arandelas e luminárias para dar o efeito decorativo. Em cima da mesa de jantar, por exemplo, opte por uma luminária pendente, em uma altura que não ofusque a visão de quem estiver sentado. Na sala de estar, coloque arandelas, abajur ou luminárias de chão em algum canto para dar um ar intimista.

Para os quartos, como dissemos, o mais indicado são as luzes amareladas, de preferência com dimmer para controle da intensidade. Se você lê na cama, coloque uma luminária direcional ao lado.

Na cozinha e na área de serviço, onde é preciso ter mais luminosidade para executar tarefas como cortar, cozinhar e lavar, opte por luzes brancas e com alto índice de luminescência, como já explicamos. No banheiro, ilumine especialmente o espelho, de forma a não criar sombras.

 

DESTAQUES

Quadros, esculturas e outros objetos decorativos merecem uma iluminação especial. O LED é a melhor solução, pois, como não esquenta, também não danifica a pintura, além de não distorcer cores.

Nas estantes e nichos, coloque fitas LED nas prateleiras para iluminar uniformemente e destacar objetos. Arandelas e abajures presos com clipes também ajudam nessa hora.

ESCADAS

A iluminação da escada precisa garantir a segurança de quem sobe e desce várias vezes ao dia. O recomendável é uma luz homogênea nas laterais ou spots LED iluminando de cima para baixo, evitando sombras.

 

SANCAS DE GESSO DECORAÇÕES

A iluminação e decoração da sanca precisa garantir uma boa iluminação e beleza ao ambiente. O recomendável é uma luz homogênea nas laterais com Fitas de LED ou spots LED iluminando de cima para baixo, dando assim um aspecto de beleza e conforto ao ambiente.

 

HOME OFFICE

Se você trabalha em casa, precisa ter a iluminação como aliada. No home office, é importante posicionar bem a luz para que ela não cause reflexos no computador, nem ofusque a visão.

Nesse ambiente, as luzes frias são mais interessantes, pois mantêm a mente e o corpo mais despertos e dispostos para o trabalho.

Escolher qual a melhor lâmpada de LED residencial não é uma tarefa difícil, basta ter um pouco de atenção. E o esforço certamente vale a pena, pois você pode desfrutar de um produto de grande durabilidade, sustentável e que barateia bastante a conta de luz.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre lâmpadas de LED, que tal conhecer a nossa loja LUZLED Curitiba.

LOJA DE LED EM CURITIBA

LUZ LED CURITIBA

Somos uma empresa especializada no fornecimento de soluções em iluminação para toda cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Portanto na hora de escolher a melhor opção em LED de Curitiba fale com nossa equipe especializada em iluminação de LED.

Veja Mais Artigos 

O guia para escolher a lâmpada LED certa para casa

O guia para escolher a lâmpada LED certa para casa

E Deus disse “Haja luz”, nós levamos isso adiante com nossas inovações e novas tecnologias para vários tipos de luz. Os LEDs estão aqui para lançar alguma luz sobre o futuro. Eles se tornaram cada vez mais populares devido à sua eficiência e capacidade de longa...

ler mais
Nove coisas a considerar ao comprar lâmpadas LED

Nove coisas a considerar ao comprar lâmpadas LED

O LED é o futuro da iluminação avançada que está aqui para iluminar suas casas e seus corações. Os LEDs mudaram completamente nossa visão sobre a luz. Se você sempre foi atraído por LEDs, mas nunca teve tempo para usa-los em seu imóvel, aqui estão todas as informações...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

Open chat